Se o famoso Merthiolate surpreendeu ao criar uma fórmula que não arde, imagine um spray que faz parar o sangramento e fecha feridas imediatamente após a aplicação. Esse produto já existe e foi inventado pesquisadores de Harvard.
A substância do spray foi criada a partir de quitosana (biomaterial derivado das cascas de crustáceos e insetos) combinada com transglutaminase, uma enzima pelo corpo e capaz de manter a pele resistente.
O produto já foi testado com pulmão e intestino de porco e o resultado foi fantástico: as feridas fecharam instantaneamente após a aplicação.
“Exploramos o uso de diferentes formulações de transglutaminase para unir várias formas de materiais de quitosana, incluindo folhas, espumas e pulverizações, para muitos tipos diferentes de tecidos”, afirmou em comunicado o autor sênior do estudo, Judah Folkman.
O produto já foi aprovado para ser usado nos Estados Unidos e agora os pesquisadores querem estudar mais e descobrir outras possíveis formas de usá-lo e melhorar a fórmula. Já se sabe que a sustância possui propriedade antimicrobianas que podem ser utilizadas em queimaduras graves.
A ideia é utilizar o spray na emergência dos hospitais para atendimentos com cortes profundos, acidentes ou até mesmo em guerras, até o ferido ser levado para o hospital.
Outra novidade fantástica é que a matéria-prima para fabricação do spray é sustentável e biodegradável e quem sabe poderá ser usada para fabricação de equipamentos médicos.
Fonte: Vix