De acordo com um estudo da Agência Brasil realizado em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa, sendo 54% homens e 46% mulheres.
Foi pensando nisso que Ronaldo Tenório, jovem empreendedor digital alagoano, Ronaldo fundou o Hand Talk, um aplicativo que traduz mensagens de texto e áudio para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
O empreendedor sempre teve vontade de criar algo que pudesse ajudar outras pessoas. Mas foi em 2008, quando ainda estava concluindo a faculdade de Publicidade e Propaganda, que surgiu a ideia para o aplicativo.
Hand Talks aproxima as pessoas através da tecnologia
A princípio, era para o aplicativo ser apenas um trabalho acadêmico. Mas quatro anos depois, o Hand Talk foi oficialmente lançado e desde então, vem sendo reconhecido como uma importante ferramenta de acessibilidade.
O app já ganhou diversos prêmios, incluindo o de Melhor Aplicativo Social do Mundo, concedido pela ONU em 2013. Hoje, o aplicativo Hand Talk já tem mais de 1 milhão de downloads e, devido ao seu sucesso, Ronaldo já foi indicado pela revista Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), como um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.
Para o futuro, o empreendedor quer aprimorar ainda mais o aplicativo, oferecendo para os usuários a opção de personalização do Hugo, o intérprete virtual do app, e aumentar seu alcance por meio da tradução para outras línguas, começando pela ASL, a Língua Americana de Sinais.
Inspire Fundo com essa história de acessibilidade sem fronteiras!
Conheça mais sobre o aplicativo Hand Talks e como a ferramenta tem quebrado barreiras e aproximado, cada dia mais, as pessoas através da tecnologia.
Não deixe de se inscrever no Inspire Fundo e conferir as histórias inspiradoras do nosso canal.
Confira um vídeo novo todas as quintas-feiras às 20h. Clique aqui e acesse!