As habilidades do futuro já são uma realidade. Afinal, a transformação digital tem acontecido de maneira cada vez mais veloz e permanente. Assim, será preciso acompanhar as mudanças para, quando o futuro chegar, você não ficar para trás em relação aos outros.
Um item fundamental para desenvolver habilidades do futuro é compreender o papel da automação. Ela é uma grande aliada na execução de tarefas, porém é preciso saber quais as possibilidades da automação e de que forma você poderá utilizá-la a seu favor.
Por isso, vamos falar agora como a automação determinará as habilidades do futuro. Também, vamos mostrar quais são elas e como é fundamental construir essas habilidades para acompanhar a transformação digital. Continue lendo!
O que é automação?
A automação é uma das tendências do mercado de tecnologia. Mas, ela não diz respeito apenas a drones, carros autônomos ou robôs. A automação tem feito parte de muitas atividades que seguem um padrão e, por serem repetitivas, tomam tempo e energia das pessoas.
Softwares de gestão que automatizam todo o processo de contas a pagar, que facilitam a gestão de tarefas, melhoram controles internos ou potencializam a comunicação com cliente por meio de chatbots já são atividades que têm sido automatizadas por meio de diferentes aplicativos no mercado.
Assim, se a automação é uma tendência, quem souber utilizá-la para aprimorar atividades e fazer tudo com mais qualidade e agilidade estará muito alinhado às habilidades do futuro e, dessa forma, se manterá em constante atualização. Além disso, a automação exige que empresas e profissionais desenvolvam outras competências.
Quais são as habilidades do futuro?
De acordo com o estudo The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, as habilidades do futuro são:
• Pensamento analítico e inovação:
• Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
• Criatividade, originalidade e iniciativa;
• Design tecnológico e programação;
• Pensamento crítico;
• Solução de problemas complexos;
• Liderança e influência social;
• Inteligência emocional;
• Raciocínio e resolução de problemas;
• Análise e avaliação de sistemas.
Boa parte delas têm relação com atividades cognitivas relacionadas à criatividade, organização de ideias e que exigem um pensamento cada vez mais analítico. Isso acontece porque muitas outras atividades que ainda são feitas por pessoas estão ficando sob responsabilidade da automação.
Por que automação envolve essas habilidades?
A automação tem forte relação com a transformação digital e as habilidades do futuro. Se antes era preciso gastar tempo e esforço realizando atividades manuais, burocráticas e repetitivas, agora isso será cada vez mais raro de acontecer. Isto porque as máquinas ficarão responsáveis por essas atividades.
Isso acontece principalmente porque a automação permite mais velocidade e eficiência na execução dessas atividades. Por exemplo, em vez de manter uma pessoa para responder dúvidas básicas de clientes, é possível utilizar um chatbot que aprenderá padrões de perguntas e respostas e irá interagir com o público. Isso traz mais velocidade e eficiência em atividades repetitivas, o que permite às pessoas direcionarem seus esforços em outras atividades.
Nesse momento, entram as habilidades do futuro. Elas exigirão que todos estejam em constante aprendizado, acompanhando tendências e usando sua força cognitiva para executar tarefas cada vez melhor. Como a automação resolverá toda a parte repetitiva e burocrática de atividades, será mais importante do que nunca que todos nós sejamos mais criativos e analíticos, resolvendo problemas e desenvolvendo estratégias.
Entenda um pouco mais sobre a automação e as habilidades do futuro no vídeo abaixo:
Agora que você já sabe mais sobre automação, entenda como a Inteligência Artificial pode manter o toque humano da sua marca.