As Pessoas Com Deficiência (PcD) devem não apenas serem respeitadas, mas principalmente incluídas na sociedade para que exerçam seus direitos de forma plena e possam, como qualquer pessoa, viver de forma digna e realizar seus objetivos.
Uma ferramenta que contribui para a inclusão de PcD é o Auxílio Inclusão.
Quando falamos em pessoas com deficiência física, mental, intelectual, múltipla ou sensorial, nos referimos a aproximadamente 46 milhões de brasileiros, ou 24% da população brasileira, de acordo com o Censo 2010, do IBGE.
É impensável excluir alguém do convívio social, especialmente uma população tão significativa para o país.
Porém, o mesmo IBGE indica que menos de 1% da população com deficiência está no mercado, o que é grave sob diversos aspectos.
A falta de diversidade no ambiente de trabalho deve ser combatida e uma das maneiras é contratar e manter pessoas com deficiência no ambiente profissional, justamente um dos objetivos do Auxílio Inclusão.
O que Auxílio Inclusão?
O Auxílio Inclusão é uma medida que visa estimular a autonomia, independência, inclusão e o profissionalismo dessa população para que possam ingressar e, principalmente, permanecer no mercado de trabalho.
O benefício foi instituído pelo governo em outubro de 2021 pela Lei Nº 14.176, apesar de estar previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, no art. 94.
Afinal, a renda é um aspecto importante para a qualidade de vida e contribui para a permanência de qualquer pessoa no ambiente de trabalho, colaborando para seu desenvolvimento profissional e ascensão social.
Ao considerar as diferenças e obstáculos impostos à população com deficiência no Brasil, o objetivo do Auxílio Inclusão é contribuir para que as PcD possam ter mais condições de exercerem sua cidadania e direitos, como o direito ao trabalho.
Requisitos para concessão do Auxílio Inclusão
Tem direito ao Auxílio Inclusão:
- Pessoas beneficiárias ou ex-beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada) nos últimos 5 anos que passaram a trabalhar no mercado formal;
- Além disso, o salário da pessoa com deficiência não pode ultrapassar 2 salários mínimos (ou R$ 2.400,00, de acordo com o salário mínimo de 2022);
- Também é preciso ter inscrição e cadastro atualizado no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, além de CPF regularizado;
- Por fim, o Auxílio Inclusão é pago somente enquanto a PcD estiver empregada e o benefício é somado à remuneração salarial.
O valor do Auxílio Inclusão é de meio salário mínimo (ou seja, em 2022 o valor será de, aproximadamente, R$ 600).
O benefício pode ser solicitado pela internet, sem necessidade de ir a nenhuma agência do INSS, bastando acessar o site Meu INSS ou o aplicativo disponível para celulares Android e iOS.
Em casos da pessoa, por algum motivo, deixar de exercer a atividade remunerada, ela deixa de receber o Auxílio Inclusão e volta a receber o BPC.
A importância das pessoas com deficiência para a Algar
Pessoas com deficiência são fundamentais para um ambiente de trabalho mais diverso e, por consequência, mais criativo, eficiente e acolhedor para os mais diferentes grupos sociais.
Os dados comprovam como a diversidade enriquece a atuação profissional, pois empresas com lideranças diversas são 45% mais efetivas em melhorar sua participação no mercado, segundo pesquisa da Harvard University.
Elas também são 70% melhores em conquistar novos mercados, de acordo com a mesma pesquisa.
E por fazer parte da nossa cultura e por fazer bem para os negócios e para o mundo, que o Algar Sem Barreiras, programa criado em 2018 para fortalecer a diversidade por aqui.
O que buscamos é promover a diversidade e a inclusão, para que a pessoa com deficiência se sinta respeitada, acolhida e se desenvolva no grupo Algar.
O Comitê é formado por representantes de todas as áreas e atua para proporcionar a melhor experiência para quem deseja fazer parte da empresa.
O cuidado vai desde a divulgação de vagas afirmativas com entrevistas personalizadas e individuais até a adequação de ferramentas de trabalho, desenvolvimento, comunicação inclusiva e o engajamento para que todos possam aprender sobre esse tema e melhorar comportamentos para que todo PcD sinta-se parte da companhia.
Em 2021 tivemos um avanço de 54% a mais de pessoas contratadas na Algar Tech, uma das empresas do grupo.
Além disso, todas as pessoas com deficiência que são associadas do grupo Algar e cumprem os requisitos do Auxílio Inclusão têm direito ao benefício e são mais do que encorajadas a solicitar esse recurso.
Afinal, ele é uma ferramenta importante que contribui para a inclusão e permanência de PcD no mercado de trabalho.
Depois de entender como o Auxílio Inclusão é importante para ajudar na autonomia e inclusão de pessoas com deficiência, entenda como a Algar trabalha para incluir PcD no Grupo.
Por Renata Alves, Coordenadora de Marketing, Líder de Diversidade e Inclusão na Algar Tech e no movimento Diversidade+.