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Blog: Como incentivar o empreendedorismo na sua empresa

O empreendedorismo não é uma iniciativa só de pessoas que têm o próprio negócio, ele também pode fazer parte da proposta interna de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. Já que, empreender dentro da organização é ter um espaço de inovação, criatividade e iniciativa.

Muitos colaboradores têm um perfil empreendedor que deve ser desenvolvido para benefício da organização e evolução profissional do associado, que é como costumamos chamar nossos colaboradores por aqui.

Essas pessoas gostam de desafios, são apaixonadas pelo que fazem e têm autoconfiança para elaborar ótimos projetos.

Assim, o empreendedorismo abre um novo espaço de diálogo e interação na organização, permitindo que grandes ideias sejam construídas em parceria com a comunidade interna da empresa, gerando, assim, novas oportunidades de negócios.

Quer saber o que é o empreendedorismo corporativo e como adotar essa prática na sua companhia? Então, veja aqui dicas para incentivar essa ideia na empresa. Aproveite e acompanhe esse artigo até o final.

Qual a importância de incentivar o empreendedorismo dentro das empresas?

Uma empresa que deseja construir uma longa jornada comercial precisa buscar inovação, saber como atrair talentos e investir em conhecimento. Por isso, o empreendedorismo é o caminho para combinar esses elementos.

Os colaboradores que estão na linha de frente ou pessoas que possuem espírito de liderança sempre observam a rotina da empresa por um olhar diferente. Assim, eles podem contribuir com novas ideias que irão otimizar o serviço de todos e gerar novas oportunidades.

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra empreendedorismo significa “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Outro ponto importante de empreender é que a criatividade da equipe pode trazer uma nova área de investimento, o que pode ser muito lucrativo para a organização.

O perfil empreendedor

Encontre o perfil empreendedor entre os seus colaboradores, principalmente, aqueles que:

  • Buscam novas formas de fazer o trabalho
  • Gostam de dar opiniões
  • Não têm medo de errar
  • Sabem calcular riscos
  • Gostam de debater ideias
  • São comprometidos

Escolher as pessoas certas para essa área profissional fará toda a diferença no momento de seleção de bons projetos.

Além disso, desenvolver um espaço de escuta que apoia os pensamentos e opiniões é uma forma de estar em contato com negócios em potencial.

Desse modo, a empresa deve ter um setor responsável que possa abraçar a imaginação, questionamentos e a motivação de todos.

Assim, o empreendedorismo corporativo combina muito com a dinâmica atual do mundo online e offline comercial, que é construído por atualidades e investimentos em novas plataformas.

6 Dicas de como incentivar o empreendedorismo na sua empresa

Agora que você já viu a importância de empreender internamente na empresa, veja 6 dicas para construir esse espaço de troca e inovação. Confira, abaixo, e aplique agora mesmo na sua companhia.

1 – Invista no conhecimento dos colaboradores

O primeiro passo é reconhecer que os seus colaboradores são pessoas que merecem investimento.

Já que, para que um profissional se destaque, ele precisa de estudo contínuo e espaço para aplicar o que aprendeu, seja um curso, palestra, mentoria ou momento de troca e integração. Ofereça, sempre, caminhos para o desenvolvimento profissional da sua equipe.

Valorizar o conhecimento também é a maneira para reter grandes talentos da empresa. Um colaborador que sabe que pode crescer no seu trabalho sempre será um defensor da marca.

2 – Incentive ideias e novos projetos

Para encontrar uma grande ideia, a empresa precisa apoiar o espírito empreendedor, por isso, fomente um espaço de abertura para escutar esses projetos. Depois, será o momento para analisar, dar feedback e definir se o investimento vale a pena. Mas, antes de tudo, seja uma organização receptiva que sabe receber bem o empreendedorismo do outro.

Além disso, construa programas que colaborem para formatar o levantamento de novas ideias e projetos, principalmente as que visem acelerar aquela inovação que gera resultados rápidos a partir de pequenas e simples mudanças.

Quando falo em programas estou me referindo a iniciativas tais como o Shark Tank que temos aqui dentro.

Como esses programas são governados e possuem processos claros, isso estimula esse ciclo de sugestões, já que na maioria das vezes o que as pessoas precisam é um simples “empurrãozinho” e alguém que as ajude a percorrer esse caminho da inovação.

3 – Tenha uma gerência parceira

Normalmente, quem recebe as primeiras ideias é a gerência. Por isso, é importante que esse profissional seja parceiro e receptivo. Além disso, ele precisa ter o jogo de cintura para conversar e saber filtrar bons projetos e ideias com potencial para investimento.

A empresa também pode ter uma equipe interna capacitada para cuidar do empreendedorismo, ficando responsável por receber, desenvolver e planejar as ideias empreendedoras dos colaboradores.

4 – Busque perspectivas diferentes

A minha quarta dica é que a equipe seja formada por pessoas de diferentes contextos. Uma equipe homogênea não consegue perceber com clareza a importância de algumas ideias.

Assim, pessoas com diferentes conhecimentos e histórias de vida irão construir projetos feitos para mais grupos da sociedade.

Os novos olhares podem ser encontrados em pessoas de gerações diversas. Uma pessoa jovem, nascida nos anos 90 e 2000, pode estar sempre antenada com as novas formas de fazer negócios e combinar esse conhecimento com uma pessoa com uma longa trajetória de trabalho. Essa estratégia faz parte da maneira de construir uma ideia empreendedora.

5 – Não recrimine os erros

Todo o processo criativo e jornada de sucesso serão permeados por alguns equívocos e precisarão ser reajustados.

Por isso, antes de apontar o erro do outro, busque soluções para a situação. O empreendedorismo é feito de inovação e todo novo caminho terá desafios. Assim, ter uma boa gestão de equipes é fundamental nesse processo do empreendedorismo.

6 – Remunere bem a sua equipe

Por último, se você quer ter uma equipe empreendedora, você terá que investir na remuneração e vida do seu profissional. Pessoas motivadas são capazes de transformar uma empresa.

Portanto, lembre-se de oferecer bonificações, prêmios e momentos de integração para a equipe. O sucesso da empresa deve estar relacionado ao sucesso pessoal e profissional de cada colaborador.

Ser empreendedor é um valor do grupo Algar

A Algar é uma empresa que foi fundada a partir de uma ideia empreendedora. Em 1930, Alexandrino Garcia criou uma empresa de beneficiamento de arroz em Minas Gerais.

O desejo de inovar sempre foi um pilar fundamental do grupo Algar. Assim, construímos um espaço que apoia o empreendedorismo interno, pois entendemos que os nossos associados podem impulsionar grandes investimentos.

Atualmente, somos mais de 20 mil algarianos que atendem clientes em todo o território nacional e também em países como Argentina, Colômbia e México.

Por fim, o empreendedorismo é um valor que está na história da Algar, por isso, buscamos pessoas criativas e líderes para fazer parte da nossa comunidade desde a nossa fundação.

Gostou do nosso artigo? Leia também: Empreendedorismo corporativo: como implementar nas empresas

Por Anna Carolina Granja, Tribe Leader de Digital na Algar Telecom.

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