A cultura organizacional é um método de organização e aprimoramento de processos que uma instituição pode adotar, principalmente quando muitos funcionários estão envolvidos em várias etapas de funcionamento das tarefas.
Por isso, quando bem aplicada, pode ser a diferença entre os resultados simples e os resultados de sucesso de uma empresa.
A aplicação da cultura organizacional é responsável por resguardar os valores, as crenças, a moral e a ética, além dos comportamentos e práticas adotadas na organização.
São características colocadas em ação de forma conjunta buscando pelo maior objetivo da empresa: atingir metas, independente das origens e caminhos delas.
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional não é apenas uma motivação para os colaboradores. Ela é um conjunto de práticas e técnicas bem estruturadas, que transmite o valor da empresa e também de quem trabalha nela.
Dessa forma, é possível manter um alinhamento plausível entre a corporação e os colaboradores. É assim que uma organização mantém todos na mesma sintonia, de modo que não só os objetivos e metas sejam algo em comum, mas também os valores e comportamentos.
O impacto das ações é direto no dia a dia da empresa, as perspectivas e diretrizes em comum transformam o ambiente como um todo. Por isso, uma das principais mudanças é o desenvolvimento de cada pessoa.
Fornecendo todo auxílio necessário para que o colaborador enxergue os objetivos como uma conquista coletiva. Com isso, toda a empresa ganha, começando pela imagem do lugar, já que a organização é uma virtude respeitada no mercado de trabalho.
Benefícios de aplicar a cultura organizacional na empresa
- Pertencimento: é assim que os colaboradores se sentem parte de algo maior. Isso gera motivação, e motivação gera resultado. Pessoas engajadas tendem a ter uma produtividade maior. O sentimento de pertencimento e de um trabalho bem feito aumenta e até o bom humor de todos evolui.
- Crescimento: uma das partes mais importantes. O crescimento da empresa é objetivo comum de todos. A cultura organizacional nesse sentido, faz o papel de gestão e organização da busca por resultados.
No entanto, não é só isso! O crescimento pessoal de cada funcionário envolvido nos processos também é extremamente importante para que esse método dê certo. E essa cultura, quando bem aplicada, fará com que ambos os crescimentos aconteçam!
Sendo assim, pode-se concluir que ambientes bem estruturados e gestores alinhados em um único valor causam mais do que uma boa impressão! São características decisivas para quem busca entrar ou se realocar no mercado de trabalho.
Evolução Cultural do Grupo Algar
O grupo Algar criou um programa para colocar na prática a cultura organizacional. Nele, mudanças de comportamento são estimuladas para que os processos sejam mais efetivos. Assim, os resultados aparecem com mais facilidade e precisão.
Dessa forma, o propósito geral é dividido em 4 atributos:
Perenidade
Pautada em escolhas que garantem a execução e a gestão de riscos. Aqui é aconselhada a tomada de decisão de forma racional. Ou seja, baseada em dados concretos. Além disso, é preciso um comprometimento com entregas e prazos.
A identificação de riscos e oportunidades de negócios também ficam nessa fase. Assim como a responsabilidade com o Código de Conduta e Políticas Corporativas da Algar.
Confiança
A importância de ouvir os associados é um dos valores dessa etapa! O cultivo das conversas necessárias e do ambiente aberto, visto que as opiniões contrárias também devem ser ouvidas.
Dessa forma, a imparcialidade na tomada de decisões e conversas que buscam a produtividade também são características desse foco. Valorizar divergências e saber assumir erros são partes importantes do sucesso deste método!
Agilidade
A tomada de decisões consciente. Por isso, nessa fase é importante que cada pessoa assuma suas responsabilidades por completo dentro da empresa. Ser autônomo para reconhecer competências, sugerir melhorias e cobrar resultados.
A organização dos processos focada na eficiência dos serviços e a melhoria dos resultados são outra característica da agilidade. Processos organizados evitam burocracias desnecessárias e colaboram com a rapidez das entregas.
Inovação
A fase de contato imediata com o mercado. É aqui que as expectativas devem ser superadas, tanto pelo saber dos valores para os acionistas e consumidores quanto pela prática de ideias inovadoras. É onde os erros são analisados. Assim, eles servem como ferramenta de ensino para auxiliar no futuro.
Com esses valores, o grupo Algar tenta ser cada vez melhor. Seja na entrega de resultados, na agilidade dos processos ou no relacionamento com o público.
A prática e melhoria desses valores é feita pelas mãos de quem entende do assunto. Líderes e gestores que buscam o melhor para empresa e para todos os envolvidos.
É assim que uma empresa responsável deve trabalhar: sempre focada no aprimoramento e na inovação dos negócios e das relações entre pessoas. Afinal, só assim é possível seguir com o propósito de Gente servindo Gente.