A atividade de fidelizar clientes é uma das mais importantes para uma empresa e contribui muito para o seu crescimento. Ao mesmo tempo em que é preciso ir em busca de mais consumidores, um bom negócio se preocupa em manter clientes fiéis à sua marca e, principalmente, aumentar essa base de consumidores.
Entretanto, nem sempre uma empresa sabe como fazer isso. A fidelização não é tão fácil como parece e os negócios que não se preocupam com ela podem enfrentar uma série de problemas relacionados a custos, satisfação de clientes ou mesmo propaganda.
Logo, entenda por que um relacionamento com o cliente que tenha a fidelização como um de seus pilares gera valor para a sua empresa e, principalmente, como você pode fidelizar clientes. Continue a leitura!
Por que se preocupar com a fidelização de clientes?
Toda empresa busca economizar em suas atividades para manter a saúde financeira e, além disso, ter mais eficiência. Assim, no que diz respeito aos consumidores da sua marca, a fidelização de clientes ajuda muito na economia de recursos.
Afinal, fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos. Segundo o guru do marketing Philip Kotler, manter um cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Apesar disso não significar que você deve deixar de buscar novos consumidores, é essencial lembrar-se de manter e fidelizar seus atuais clientes.
Por outro lado, números da empresa Econsultancy mostram que clientes que já compraram do seu negócio tem 50% mais chance de provar novos produtos e, além disso, podem gastar até 31% mais com a sua empresa, em comparação a novos clientes. Ou seja, além de ser mais barato idealiza-los, eles consomem mais da sua empresa.
Além disso, consumidores fiéis fazem propaganda gratuita e confiável dos seus produtos. Isso porque 77% das pessoas ficam mais propensas a comprar um novo produto ou serviço quando o descobrem por meio do bom e velho “boca a boca”, segundo pesquisa da Nielsen.
Como fidelizar clientes?
Existe uma série de práticas e tendências que contribuem na fidelização do seu consumidor. Dessa forma, a sua empresa pode utilizar diferentes recursos que tornarão os seus clientes cada vez mais fiéis. Veja algumas das ações eficazes para fidelizar clientes.
Vá além da satisfação e encante seus clientes
Muitas marcas preocupam-se com a satisfação do seu público, e isso está correto. Afinal, o seu consumidor deve estar satisfeito com o atendimento, rapidez e qualidade do trabalho da empresa. Mas é preciso ir além de deixar o seu público satisfeito: deixe-o encantado.
Transforme a experiência do cliente em algo marcante, único e tão prazeroso que esse consumidor nunca mais esquecerá a sua marca. Dessa maneira, não apenas ele sempre voltará a comprar da sua empresa, como fará questão de espalhar para outras pessoas a ótima experiência que ele teve ao ser cliente do seu negócio.
Conheça bem o seu público
Por mais tentador que possa ser, não tente agradar a todos. Existem diferentes públicos que a sua marca pode atender e, por isso, é muito importante conhecê-los bem. Assim, saiba quem eles são, quais as suas dores e como o seu produto ou serviço pode melhorar a vida desses potenciais clientes.
Quanto mais informações sobre quem é, o que pensa e como o seu público consome, melhor será a sua maneira de lidar com clientes. Isso porque uma vez que você conheça bem o seu consumidor em potencial, poderá oferecer exatamente o que ele quer de uma marca.
Trate o cliente como ele quer ser tratado
Cada pessoa tem maneiras diferentes de consumir. Em um exemplo simples, uma loja de roupas recebe por dia diversos tipos de consumidores: desde alguém que sabe o que vai comprar assim que chega à loja, até uma pessoa que só deseja olhar os produtos à disposição. Cada um deles demanda formas de tratamento direcionadas.
Além disso, perceba o jeito dos seus clientes. Se ele se comunicar de forma mais direta, busque falar sem enrolação. Por outro lado, caso goste de conhecer os mínimos detalhes do seu produto, demonstre atenção para explicar tudo. Molde-se para estabelecer uma conexão personalizada no atendimento aos seus consumidores.
Mantenha um relacionamento diferenciado
O pós-venda tem um papel crucial no relacionamento com seus consumidores, principalmente aqueles que são mais fiéis. Muitas marcas procuram investir em comunicações personalizadas, mimos, descontos e outras práticas especiais para fidelizar clientes.
Isso funciona para que os consumidores se sintam prestigiados e virem embaixadores da sua marca em seus círculos ou mesmo nas redes sociais. Dessa forma, invista em um bom relacionamento para aqueles que investiram nos seus produtos, especialmente quem compra de forma recorrente. Essa ação traz ótimos resultados para fidelizar clientes.
Assista ao vídeo abaixo para conhecer outras maneiras de fidelizar o seu público:
Quer aprender ainda mais sobre relacionamento com consumidores? Então conheça o impacto da colaboração interna na fidelização de clientes!