Uma boa gestão de equipes acontece por causa de múltiplos fatores, como o engajamento dos colaboradores, o uso de métodos ágeis e uma gestão à distância eficiente, principalmente neste momento de trabalho remoto. Porém, um item com papel fundamental para quem deseja fazer uma boa gestão é a avaliação de desempenho.
Afinal, é por meio desse recurso que pessoas em papéis de liderança e gestão podem medir o grau de contribuição e envolvimento dos associados, além de mapear as competências de cada integrante do time para utilizá-las de maneira assertiva e, dessa forma, atingir os resultados esperados pela empresa.
Além disso, a avaliação de desempenho permite entender as competências que ainda não estão tão fortes nos colaboradores e, com isso, pensar em maneiras de desenvolvê-las.
Ao mesmo tempo, essa análise traz para as lideranças o perfil de cada pessoa do time. Isso dá aos gestores a possibilidade de entender como podem fazer o gerenciamento individual desses colaboradores. Assim, líderes aproveitam os motivadores de cada um da equipe, o que gera maior engajamento e produtividade.
Avaliação de desempenho, feedback e performance
A cultura de feedback é fundamental para as empresas e permite fornecer um bom feedback para os colaboradores. Afinal, a prática fortalece o autoconhecimento, estimula a formação na busca por desenvolvimento de oportunidades de melhoria de maneira contínua e, por fim, orienta os colaboradores para uma melhor performance.
Por falar em performance, a análise de desempenho também contribui para que a empresa alcance bons resultados de forma geral, pois essa análise da equipe traz a possibilidade de ações efetivas a partir do resultado de cada pessoa do time.
Dessa forma, há uma relação de ganha-ganha: a avaliação de desempenho mostra pontos fortes e de melhoria dos colaboradores, que podem se desenvolver e performar melhor e, como consequência, farão a empresa também ter melhores resultados.
Vale lembrar que o desenvolvimento de equipes é um diferencial competitivo, pois são os talentos humanos que fazem o negócio avançar e ser mais produtivo e eficiente. Afinal, colaboradores desmotivados, esgotados e que não sabem quais são seus pontos fortes e suas oportunidades de desenvolvimento não serão nem felizes, nem produtivos. Isso traz problemas como rotatividade, perda de qualidade nas entregas e resultados ruins para a companhia.
A avaliação de desempenho na Algar
No grupo Algar, são utilizadas várias ferramentas para análise de perfil e performance dos associados, como chamamos os nossos colaboradores. Elas são de grande valia para a tomada de decisão das lideranças em relação a uma série de fatores que são extremamente importantes quando pensamos em gestão de talentos humanos, como por exemplo:
- Promoções;
- Participações em projetos;
- Programas de sucessão;
- Novos desafios;
- Bonificações;
- Remuneração;
- Desligamentos.
As ferramentas são usadas de maneira conjunta, e não de modo isolado. Nessa somatória de fatores que compõem a análise de desempenho, estão ações como calibragem, acompanhamento de executivos, painel de potencialidades, assessment, avaliação de potencial, entre outras.
A importância da área de TH na avaliação
A área de talentos humanos é essencial quando falamos em avaliação, pois detém o conhecimento em relação a análise, formação e desenvolvimento de colaboradores, além de saber como aplicar as ferramentas que mencionei acima.
Dessa forma, o TH tem papel de facilitador de processos. Porém, a liderança é parte fundamental para que a avaliação de desempenho e outras práticas relacionadas à gestão possam acontecer de maneira fluída.
Por isso, cabe à liderança proporcionar momentos de trocas, conversas, incentivos à formação e desenvolvimento da equipe e, principalmente, o estímulo para a busca constante pela alta performance do time.
Por Juliana Ribeiro de Afonseca, Gerente Corporativa de Talentos Humanos do grupo Algar