Buscamos a evolução contínua do nosso Modelo de Governança por meio da implementação de princípios e práticas reconhecidos internacionalmente, para garantir a perenidade do grupo Algar, a prática do Propósito e dos Valores e o compromisso de servir com agilidade. O objetivo é o desenvolvimento de soluções inovadoras capazes de gerar prosperidade a todos os stakeholders.
Fomos membros do Latin American Companies Circle of Corporate Governance, fórum criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela International Financial Corporation (IFC), do Banco Mundial, formado por 14 empresas líderes latino-americanas, que atuou de 2010 a 2021 a fim de fornecer contribuições do setor privado para o desenvolvimento regional de governança corporativa e compartilhar suas experiências.
Também somos reconhecidos como referência em governança familiar, buscando evoluir as melhores práticas e aprimorar as relações da Família com a Empresa, com base em sua identidade e no legado de seu fundador.
Estrutura de Governança
Conselhos
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
O Conselho visa a criação sustentável de valor e a perenidade do grupo Algar, e desenvolve suas atribuições com base na cultura do Grupo. É responsável pelas decisões estratégicas sobre alocação e retorno de capital, performance, gestão de riscos e pessoas, bem como por ser o Guardião do Propósito, dos Valores, do Código de Conduta, do objeto social e do sistema de Governança Corporativa da Algar S/A.
Prezando pela diversidade de perfis, conta com seis integrantes, sendo dois independentes, sem vínculo com a Companhia ou com a família controladora. Nosso Estatuto estabelece a vedação do acúmulo de cargos executivos e de Conselheiros.
Uma vez a cada mandato, o órgão é avaliado em quatro dimensões: enquanto colegiado, os conselheiros individualmente, o Presidente do Conselho e avaliação pela Gestão das empresas. O funcionamento do Conselho, bem como suas responsabilidades e relacionamentos, está definido em Regimento Interno, conforme recomendações do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa (IBGC).
CONSELHO DE SÓCIOS
Desde 2002, os membros da Família Garcia contam com um fórum de discussão sobre temas relacionados aos seus três papéis fundamentais: Família, Trabalhadora e Proprietária. Atualmente, o Conselho de Sócios é composto por 9 membros entre acionistas e descendentes diretos e baseia sua atuação na Constituição da Família Garcia.
Composição do Conselho de Administração
Comitês de Assessoramento
COMITÊ DE AUDITORIA E GESTÃO DE RISCOS
Tem a missão de assegurar qualidade, integridade, transparência e credibilidade às divulgações econômico-financeiras, além de ser diligente em relação à política adequada de gestão de riscos corporativos e operacionais, prezando pela efetividade aos processos de Auditoria Interna e Externa, controles internos e cumprimento da legislação aplicável. Para isso, conta com o suporte da área de Auditoria Interna e dos Auditores Externos, que se reportam funcionalmente a este Comitê e hierarquicamente ao Conselho de Administração.
COMITÊ DE GENTE
Tem a missão de assegurar uma gestão estratégica de pessoas alinhada à Cultura Algar, que seja percebida e valorizada pelos stakeholders como diferencial competitivo.
Auditorias
AUDITORIA INTERNA
Promove transparência e independência na avaliação dos riscos, controles internos, conformidade com regulamentações, normas, políticas internas e externas. Atua com base em um plano anual definido com o Conselho de Administração a partir dos principais riscos dos negócios. Em caso de não conformidades identificadas, são elaborados e acompanhados planos de ação para as recomendações apresentadas.
A Auditoria Interna também atua na coordenação da Comissão Corporativa de Integridade, órgão colegiado que tem a finalidade de promover o cumprimento e o aprimoramento do Código de Conduta, além de fazer a gestão do Canal de Ética Algar.
O Canal de Ética é disponível para acolher relatos dos associados e também de outros públicos de interesse que queiram reportar fatos e preocupações, ou esclarecer dúvidas sobre práticas e comportamentos relacionados à conduta ética, às políticas internas e ao cumprimento de leis e regulamentos. Os casos recebidos são analisados por uma empresa independente e especializada, assegurando sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pela Comissão de Integridade do grupo Algar, sem conflitos de interesses.
AUDITORIA EXTERNA
Emite opinião sobre as demonstrações financeiras mediante auditoria conduzida em linha com as normas brasileiras e internacionais. Desde 1988 contamos com essa prática em nosso sistema de governança corporativa.