As hortas orgânicas já têm se tornado uma realidade em algumas empresas brasileiras que estão visando a sustentabilidade, uma alimentação mais saudável e maior distração para os colaboradores, melhorando a qualidade de vida.
Pensando nisso, a Edileuza, que sempre gostou de trabalhar com empresas do terceiro setor, criou a Plant, uma iniciativa com o objetivo de plantar hortas orgânicas no telhado de grandes empresas, melhorar o ecossistema e gerar alimentação sustentável e acessível aos bairros mais carentes.
Plant visa a sustentabilidade em hortas orgânicas
O projeto acredita nos benefícios das hortas orgânicas nos terraços das empresas, e por isso, as produções vão para os restaurantes das próprias corporações ou são vendidas em feiras.
Sendo assim, a hortaliça é plantada com material orgânico produzido pela Plant, que ao invés de ir para aterro sanitário, o material é recolhido dos restaurantes, como restos de alimentação, segue para um centro de compostagem e retorna para a horta como matéria-prima abundante em vitaminas.
Alimentação para bairros carentes
Parte do lucro das hortas vendida para empresas é revertido para hortas na periferia, onde a empreendedora social trabalha com moradores por meio das associações dos bairros.
Além de Edileuza e seus dois sócios, três mulheres trabalham como mantedoras das hortas, todas em situação de vulnerabilidade social.
Hoje, a Plant está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, totalizando 11 hortas. O projeto está em atividade há mais de dois anos e já impactou várias pessoas. De funcionários a diretores de grandes empresas, todos se envolvem e colocam “as mãos na terra”.
Inspire Fundo com essa história
“Eu sou movida por pessoas, elas me inspiram”. Esse é o lema da Edileuza, criadora e idealizadora da Plant, que tem plantado sustentabilidade no mundo corporativo e transformado a vida de muitas pessoas!
Conheça mais sobre a sua história. Inscreva-se no canal e Inspire Fundo!