Categorias

Blog: Infraestrutura de TI e Telecom: 5 Fatores que fazem a diferença nas empresas

Investir em uma boa infraestrutura de TI e Telecom é essencial para conseguir atender bem os clientes e manter as operações sem falhas e seguras. Além disso, o investimento também permite que a empresa esteja em sintonia com as evoluções tecnológicas do momento, otimizando todas as suas operações.

A nova dinâmica do setor de TI garante que os profissionais sempre tenham demanda de trabalho e possam apostar em inovação, principalmente, se for uma pessoa que busca o autodesenvolvimento e que está em uma instituição que valoriza a capacitação da equipe.

Hoje, já é possível adotar inovações de inteligência artificial, proteger com segurança os dados dos clientes, discutir questões socioambientais e agilizar a comunicação empresarial e interna apenas com uma infraestrutura sólida de TI e Telecom.

Para te ajudar a entender tudo sobre esse assunto, veja aqui a importância da infraestrutura de TI e Telecom, como essa atualização trará tecnologia e suporte à empresa e os cinco fatores que aprimoram a infraestrutura de TI e Telecom. Boa leitura!

A importância de uma boa infraestrutura de TI e Telecom

Planejar uma infraestrutura de TI é se posicionar como uma marca competitiva e que pensa na interação com pessoas, o que envolve tanto clientes quanto colaboradores.

Assim, até mesmo empresas pequenas ou iniciantes escolhem sistemas e estruturas tecnológicas como suporte da rotina de trabalho. No começo, são sistemas básicos, normalmente conectados à rede de outras empresas, mas que atendem às necessidades do dia a dia.

Com o tempo, a tendência é o crescimento da empresa e da demanda de trabalho. Por exemplo, hoje, a Algar Telecom tem mais de 120 mil quilômetros de rede, por isso, desenvolvemos a melhor estrutura de manutenção e operação para nossa equipe e nossos clientes.

O interessante é que cada instituição pode pensar em uma base otimizada e personalizada de TI e Telecom para representar a marca e suas relações comerciais. O importante é que os sistemas ofereçam o suporte necessário e eficiente.

Não usar a tecnologia atual como aliada das relações comerciais é deixar de aproveitar ferramentas que podem resolver problemas, reduzir custos e agilizar os processos. Assim, uma boa infraestrutura de TI e Telecom também vai facilitar:

  • Elaboração de relatórios
  • Análise de dados
  • Segurança de dados
  • Comunicação interna
  • Relação com os clientes
  • Manutenção preventiva
  • Uso responsável do meio ambiente

Outro fator essencial da adoção de ferramentas de TI e Telecom é que com sistemas e equipamentos eficientes, os colaboradores passam a ter tempo para investir em conhecimento e capacitação.

Assim, eles desenvolvem outras power skills que vão atender demandas mais complexas e inovadoras.

5 Fatores que aprimoram a infraestrutura de TI e Telecom

Confira abaixo os fatores principais para construir a melhor infraestrutura de TI e Telecom para o seu negócio, usando ferramentas tecnológicas e inovadoras.

  • Inteligência artificial
  • Assistente virtual
  • Capacidade de autodesenvolvimento da equipe
  • Preocupação socioambiental
  • Análise de dados


1 – Inteligência artificial

O primeiro fator que precisa ser discutido é o uso de inteligência artificial na infraestrutura de TI e Telecom.

Atualmente, as ferramentas disponíveis já trazem agilidade e resultados impressionantes para as empresas, como, por exemplo, na comunicação e geração de textos e relatórios.

Como os profissionais de tecnologia são pessoas capacitadas para analisar e explorar essa tecnologia, é interessante avaliar como a IA pode ser adotada na sua empresa.

Seja em sua assistente virtual ou na produção de conteúdo, a inteligência artificial está revolucionando nosso modo de interagir com o universo virtual.

2 – Assistente virtual

Adotar uma assistente virtual na empresa vai automatizar as soluções e oferecer uma postura mais ágil e analítica na comunicação.

Por isso, a Algar Telecom lançou a CORA, nossa assistente virtual que ajuda na resolução de problemas e análise preventiva de falhas operacionais. É um bot que usa a inteligência artificial para se desenvolver de forma autônoma e melhorar com o passar do tempo.

A partir do nosso exemplo, você consegue perceber um investimento para o futuro e mais benefícios da infraestrutura de TI e Telecom, como análise preventivas, escalonamento dos chamados e comunicação entre todos os setores da instituição.

3 – Capacidade de autodesenvolvimento da equipe

A área de tecnologia evolui muito rápido e exige que os profissionais tenham a capacidade de se adaptar às novas ferramentas e novidades.

Assim, uma pessoa com capacidade de autodesenvolvimento consegue caminhar nessa realidade, buscando sempre o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, sociais e profissionais.

É importante que a própria empresa ofereça o suporte técnico para o desenvolvimento profissional do colaborador.

A Algar tem uma universidade de negócios para apoiar a evolução da nossa equipe e alinhar o time de acordo com nossos objetivos e demandas de trabalho.

4 – Preocupação socioambiental

A tecnologia também é o caminho para repensar nossa relação com o meio ambiente e o uso de recursos naturais. Adotar medidas sustentáveis e o consumo compartilhado é caminhar para novos modelos de negócios e mais responsáveis.

O desperdício de materiais pode ser diminuído e, até mesmo, evitado por meio de algumas ações simples de infraestrutura de TI e Telecom.

Por exemplo, a Algar Telecom oferece o Cloud Backup. É uma solução eficaz para garantir a segurança e armazenamento em nuvem de documentos e informações.

Assim, você reduz o uso e os custos com materiais e energia, além de não precisar se preocupar com erros de sistemas, falhas de servidor e quedas bruscas de energia no dia a dia.

5 – Análise de dados

Por fim, temos como um grande benefício dos avanços de TI a oferta de análises de dados e estudos precisos que fazem toda a diferença nas tomadas de decisão e planejamento de campanhas e ações.

Um bom relatório de dados apresenta informações sobre desempenho, equipamentos, gastos e, até mesmo, o padrão de comportamento dos colaboradores e clientes. Portanto, é mais fácil elaborar um plano para melhorar a relação com as pessoas que fazem parte da comunidade da empresa.

Da mesma forma, é possível criar estratégias para usar a infraestrutura de TI e Telecom como aliada.


Confira o Algarcast sobre TI e Telecom

O Algarcast, o podcast da Algar, discute temas importantes para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Por isso, questões como a infraestrutura de TI e Telecom fazem parte das nossas conversas com grandes profissionais da área.

Em nosso bate-papo apresentamos um pouco de como é a nossa rotina e estrutura de trabalho para que você possa se inspirar e construir um caminho de sucesso na sua área de atuação.

Abordamos tecnologia, cultura, comportamento e inovação em diferentes momentos para demonstrar como é possível servir pessoas e inovar em qualquer empresa.

Portanto, aproveite para aprender um pouco mais sobre inovação e a importância da infraestrutura de TI e Telecom, assim como outras discussões indispensáveis para as empresas. Nosso programa está disponível no Youtube e nas principais plataformas de streaming.

Por Hudson de Oliveira, Head de Operações Field da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

AlgarCast #Ep47 Ética e Responsabilidade no uso da IA
Com Alessandro Chelini, da Verbio, e João Aquino, da Algar Tech CX
Por dentro de uma Venture Builder: como as fábricas de inovação potencializam startups.
Por Expedito Queiroz, Analista de Inovação na Algar Telecom Venture Builder.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!