A Inteligência Artificial (tradução de artificial intelligence, também conhecida pela sigla AI), tem sido um recurso tecnológico muito utilizado em nossas vidas, especialmente no contexto de transformação digital no qual vivemos. Dessa forma, é fundamental perceber que soluções de AI continuarão a se desenvolver cada vez mais rápido.
Por isso, é importante que as empresas percebam o potencial transformador que a Inteligência Artificial pode trazer para os negócios. Assim, investir em AI é investir em um recurso estratégico que tem poder de melhorar processos, aumentar a produtividade, aprimorar a segurança e contribuir com o crescimento de qualquer companhia.
Mas como fazer isso? Quais as possibilidades que a Inteligência Artificial traz para a sua empresa? É o que você vai descobrir neste texto. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Inteligência Artificial?
Podemos resumir o conceito de Inteligência Artificial como o campo da tecnologia voltado ao desenvolvimento de sistemas e máquinas que sejam capazes de simular o pensamento humano. Nesse sentido, isso acontece a partir da combinação de várias áreas tecnológicas, com destaque para:
- Machine learning, que permite a sistemas computadorizados a capacidade de “aprender” sem programação direta;
- Deep learning, que aprofunda a capacidade de análise e tomada de decisão desses sistemas digitais.
Recursos relacionados a big data, cloud computing e outros também contribuem para que soluções de AI sejam aprimoradas, de forma que a Inteligência Artificial possa cada vez mais ser independente da ação humana e aumente a precisão, velocidade e capacidade analítica de suas ações.
Você pode conferir a história da Inteligência Artificial e como ela tem evoluído nas últimas décadas no vídeo abaixo:
Onde a Inteligência Artificial pode ser aplicada?
A Inteligência Artificial já faz parte da nossa vida por meio de assistentes virtuais (como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon), dos algoritmos (presentes em redes sociais como o Facebook e serviços como a Netflix) e também em projetos de carros autônomos, por exemplo.
No entanto, sua empresa pode sim investir em Inteligência Artificial no presente, graças às aplicações de AI que já são uma realidade e que fazem parte de processos relacionados às áreas que descreveremos a seguir.
Atendimento ao cliente
A área de atendimento ao cliente é uma das possibilidades de uso da AI na sua empresa. Isso já acontece no mercado, com soluções em setores de telemarketing e finanças que contam com recursos baseados em Inteligência Artificial para melhorar a maneira como atendem aos seus públicos.
Uma solução que envolve Inteligência Artificial é o autoatendimento, que utiliza recursos como URA (Unidade de Resposta Audível), chatbots e plataformas de AI para auxiliar clientes com mais velocidade. Além disso, essa solução permite otimizar o tempo dos consumidores, reduzir a sobrecarga de colaboradores e deixar a experiência do cliente mais positiva.
Tecnologia da Informação
TI é outra área na qual a Inteligência Artificial faz a diferença, principalmente quando falamos em segurança da informação. Isso acontece porque recursos de AI permitem detectar problemas com mais velocidade, prevenir ataques a partir da projeção de cenários e aprimorar sistemas para evitar erros e falhas.
Dessa forma, a Inteligência Artificial é uma grande aliada dos profissionais de TI, não só porque os sistemas digitais podem sugerir e tomar decisões com mais agilidade e eficiência, mas também por gerar insights que facilitam a definição de estratégias dos setores responsáveis.
Vendas e marketing
Outro setor que já faz uso de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial é o de vendas e marketing, especialmente na internet. Recursos como reconhecimento de imagens são úteis para e-commerces que sejam mostrar os seus produtos para potenciais clientes, por exemplo.
A análise de dados que sistemas de AI podem realizar também permite saber preferências, hábitos de consumo, target médio, humor e uma série de outras variáveis. Dessa forma, esse volume de informações permite personalizar anúncios, e-mails e uma série de outras ações de marketing e vendas, aumentando a eficácia delas.
Por que é importante dar atenção à Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial traz vários benefícios para empresas. Um estudo feito pela Tata Consultancy Services (TCS), consultoria especializada em serviços de TI, revelou que as empresas que mais investiram em AI aumentaram a sua receita média em 16% — ao mesmo tempo, empresas que investiram 5 vezes menos tiveram crescimento na receita de apenas 5%.
Não à toa, 84% das companhias pesquisadas consideram que a Inteligência Artificial é muito importante para a competitividade. Afinal, soluções baseadas em AI trazem mais segurança para as operações, melhoram a capacidade analítica do negócio e aumentam a velocidade dos processos.
Tudo isso, por sua vez, permite que o capital humano da sua empresa possa utilizar a Inteligência Artificial como aliada para potencializar suas ações e definições de estratégias. Dessa forma, a AI contribui para que o trabalho humano seja cada vez mais eficiente, estratégico e relacionado às habilidades do futuro. Aprenda ainda mais sobre o potencial da Inteligência Artificial para a sua empresa e veja agora as soluções de AI que afetam a experiência do cliente!