A inovação tecnológica trouxe uma série de possibilidades para diversas áreas da nossa vida. E, cada vez mais, a tecnologia proporciona novidades que trazem mais conectividade para todos. Assim, uma das inovações mais promissoras atualmente é a Internet das Coisas.
Esta tendência do mercado da tecnologia já é uma realidade e tem diferentes aplicações. Ao mesmo tempo, existe um potencial enorme para que a Internet das Coisas esteja presente em uma série de setores, revolucionando a nossa maneira de se conectar.
Por isso, para você ficar por dentro desse tema, vamos explicar o que é Internet das Coisas, qual a sua importância e as diferentes possibilidades de aplicação dessa tecnologia!
O que é Internet das Coisas (IoT)?
Do inglês Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas é um conceito que define objetos que estão conectados entre si e que, por sua vez, promovem trocas de informações que são muito úteis para a nossa vida.
Dessa forma, está acontecendo uma transformação na qual quaisquer objetos podem transmitir dados e se conectar com outros dispositivos. Essa conexão pode acontecer não apenas pela internet, como também por outros recursos, como Bluetooth, WiFi etc.
Ou seja: você não depende mais de um número restrito de dispositivos para acessar a internet, como celular, computador ou tablet. Atualmente, você já pode fazer isso por um smartwatch, por exemplo. Além disso, uma série de itens podem estar conectados e transmitir informações entre si. O mesmo smartwatch pode ser usado para pagar uma compra e o valor é debitado da sua conta na hora, sem você nem precisar de um cartão.
Assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre IoT e, em seguida, veja a importância e possibilidades da Internet das Coisas:
Por que a IoT é cada vez mais importante?
A IoT tem se transformado em um setor tecnológico amplo e com potencial para impactar positivamente o mundo como conhecemos. Não faltam motivos para investir na Internet das Coisas, afinal ela já faz parte da nossa vida. Dispositivos tecnológicos como smartphones, notebooks e tablets estão integrados de uma forma que fica até difícil imaginar a nossa vida sem eles.
Agora, imagine que toda a conectividade proporcionada por esses dispositivos também pode estar no seu relógio, na sua roupa e nos eletrodomésticos da sua casa? Essas são algumas das possibilidades de aplicação da IoT, um recurso que será cada vez mais importante ao trazer praticidade, velocidade e eficiência para tudo o que fazemos.
Em quais setores a Internet das Coisas pode ser aplicada?
Se hoje a internet comum está em quase tudo o que fazemos, a Internet das Coisas também pode ter inimagináveis aplicações. E elas trarão inúmeros ganhos para empresas e para as pessoas em geral. Veja algumas delas:
Agricultura
Com o avanço da tecnologia no campo, a IoT pode ser utilizada em máquinas automatizadas ou sistemas de irrigação que enviam e recebem dados. Isso, por sua vez, facilita o controle à distância e evita falhas e perdas.
Indústria
A indústria é outro setor beneficiado pela Internet das Coisas. Nas linhas de produção, sensores em peças e produtos podem indicar o ritmo de fabricação ou apontar a frequência de erros em determinada cadeia. Isso, por sua vez, melhora a análise de dados.
PMEs
A Internet das Coisas pode ser muito útil para PMEs. Por exemplo, um equipamento pode informar o setor técnico caso apresente algum problema. Por outro lado, sensores podem rastrear o posicionamento de um produto e calcular o tempo estimado de entrega.
Uso doméstico
Em casa, a IoT permite aplicações diversas. Assim, já existem sistemas de lâmpadas programados para adequarem, sozinhos, a intensidade da luz durante o dia. Também existem geladeiras que controlam a validade de alimentos e até guardam receitas.
Marketing
A Internet das Coisas também pode ser utilizada no marketing, já que produz dados sobre hábitos, localização e outros que melhoram a segmentação de campanhas. É bem possível que uma empresa de alimentos possa usar a IoT para indicar produtos específicos com base nas receitas guardadas em geladeiras como as do item anterior, por exemplo.
A Internet das Coisas faz parte da indústria 4.0, um conceito cada vez mais importante. Para você aprender ainda mais, conheça a indústria 4.0 e saiba mais sobre este mercado!