A transformação digital trouxe uma série de possibilidades de melhoria para as marcas, sendo que uma delas é o marketing de afiliados. Graças a esse tipo de relação comercial, hoje temos empresas que são verdadeiros impérios no meio digital, como a Amazon.
O programa de afiliados de uma das marcas mais valiosas do mundo surgiu nos primórdios da internet comercial, em 1996. Seu modelo de atuação só cresceu e foi um dos motores de crescimento da companhia. Além disso, ele é benéfico não apenas para a Amazon, como também para os seus afiliados.
Para que você entenda mais sobre o assunto veja agora o que é, as vantagens e como escolher um bom programa de marketing de afiliados!
O que é Marketing de afiliados
Quantos produtos ou serviços você já não adquiriu a partir de uma recomendação ou divulgação de alguma empresa ou, principalmente, de uma pessoa? Essa lógica pode ser usada para entender de forma simples o que é o marketing de afiliados: é uma estratégia de divulgação na internet, no qual os afiliados divulgam produtos ou serviços de marcas.
Então, o marketing de afiliados, em linhas gerais, funciona da seguinte maneira:
- Uma determinada empresa faz o lançamento de um produto ou serviço na internet. Ela é a produtora e tem interesse em divulgar essa novidade, para aumentar as vendas;
- A marca procura pela ajuda de pessoas que vão divulgar esse lançamento em ambientes digitais, como as redes sociais, sites, blogs e vários outros. Essas pessoas são conhecidas como afiliados;
- O público que acompanha um determinado afiliado compra o produto/serviço que ele divulgou. Ou seja, se tornam clientes daquela primeira empresa;
- Por meio de links que rastreiam a venda, o afiliado ganha uma comissão e a marca, claro, ganha pela venda possibilitada por aquela divulgação que trouxe clientes.
Para você entender um pouco mais sobre o que é o marketing de afiliados, assista ao vídeo abaixo. Na sequência, veja os benefícios desse tipo de programa e, por fim, como escolher o melhor para você.
Os benefícios do marketing de afiliados
Fazer parte de um bom programa de marketing de afiliados é ótimo tanto para os produtores quanto para os afiliados e, ao mesmo tempo, para os clientes. Listamos alguns dos benefícios:
Mais canais de divulgação
Sob a ótica das marcas, elas ganham mais um canal para promover os seus produtos e serviços. Dessa forma, os lançamentos podem chegar a mais clientes, o que contribui para que elas possam vender de forma excepcional.
Diversificação de publicidade
Além de trabalhar com formatos de divulgação convencionais, como anúncios, o marketing de afiliados permite que as marcas possam diversificar a sua publicidade. Dessa forma, elas podem aproveitar as diferentes características dos afiliados para divulgar produtos.
Aumento de renda
Entretanto, no caso dos afiliados, eles conseguem rentabilizar seus sites, blogs ou mesmo perfis em redes sociais ao fazer a publicidade dos produtos. E tudo isso sem precisar de altos investimentos e, ao mesmo tempo, com resultados de curto prazo com as vendas.
Facilidade na divulgação
Os afiliados também não vão arcar com o ônus do desenvolvimento do produto. Afinal, a divulgação gira em torno de algo que já foi criado pela marca. Dessa forma, é preciso apenas utilizar o seu alcance e reputação perante o seu público.
Mais opções de compra
Entretanto, em relação aos clientes, por meio do marketing de afiliados eles terão acesso a mais um canal para conhecer produtos e serviços do seu interesse. A vantagem aqui é que esses clientes poderiam não entrar em contato com esses lançamentos em outros canais.
Como escolher o produto ou serviço de marketing de afiliados?
Por isso, escolher um bom produto ou serviço de marketing de afiliados pode fazer muita diferença, tanto para as marcas quanto para esses afiliados. Em primeiro lugar, é importante que quem deseja participar de um programa de afiliados pense em mapear empresas que oferecem produtos e serviços que dialogam com o que você produz. Dessa forma, fica mais fácil que o seu público se interesse por essa publicidade.
Além disso, escolha um bom programa de afiliados. Isso significa que você deve considerar não apenas os produtos e serviços que combinam com você, mas também ver as marcas que integram o programa e, ao mesmo tempo, a porcentagem de comissão. Um bom programa de afiliados conta com produtos que têm relação com você e uma boa comissão pelas vendas.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, veja como funciona o programa de marketing de afiliados Algar Telecom!