Para muitos empreendedores tradicionais, o modelo de startups ainda parece ser um bicho de sete cabeças, algo complexo, muito inovador. Mas pode ter certeza, empresários que decidem conhecer um pouco mais sobre elas só têm a ganhar.
Confira algumas lições de negócios que sua empresa pode aprender com as startups
1.Arrisque mais para inovar
Startups estão sempre inovando e isso pode causar um pouco de medo aos empreendedores tradicionais. Porém, é preciso ter em mente que para seguir crescendo é necessário arriscar, errar e aprender com os erros.
2.Testar o produto sempre
Os empreendedores de startups sabem da importância de testar o produto antes de colocá-lo no mercado. Eles não ficam só em pesquisas de opinião.
3.Grandes projetos com pouca verba
Sabe aqueles momentos de crise que não é possível investir em novos projetos? Pois é! As startups sabem lidar muito bem com eles. Criam uma solução com pouca verba e muitas vezes a ideia vai pra frente e traz mais lucros pra empresa.
4.Mantém só os melhores
As startups analisam quais os profissionais são mais engajados e estão sempre oferendo a eles novos desafios. Além disso, fazem uma seleção de talentos muito rigorosa.
5.Os empresários colaboram o tempo todo uns com os outros
Eles investem não só na própria equipe, mas trabalham em parceria com outras startups e investidores. Os líderes sempre trabalham em parceria com os colaboradores.
6.Valorizam a divulgação do produto
Os empreendedores são conscientes de que é preciso divulgar para poder vender. As startups focam muito na comunicação do seu produto ou serviço.
Como aprender com as startups?
O relacionamento entre startups e as empresas tradicionais começou com os gigantes da tecnologia como Google e Microsoft. A partir daí pequenas e médias empresas despertaram o interesse de conhecer mais sobre esse universo.
Mas, como se aproximar desses empreendedores? Atualmente, existem uma série de programas que visam essa interação entre empresas tradicionais e especialistas em startups. Um deles é oferecido pela Algar Tech, o Open Innovation Lab, que vai oferecer uma série de mentorias, em um programa com duração de seis meses.
“É uma grande oportunidade de cocriação e aprendizado entre uma empresa tradicional e robusta, que está no mercado há quase 20 anos, e empresas que estão começando agora, com mindset que precisamos adotar”, disse Marco Aurélio Matos, diretor de Transformação Digital da Algar Tech. “O programa é mais uma frente na jornada digital para apoiar nossos clientes com novas ofertas, novos modelos de negócio, reforçando nosso jeito único de servir”, complementa o executivo.
Clique no link e saiba mais informações sobre o Open Innovation Lab.