Uma cadeira flexível que se adapta aos movimentos do corpo já está no mercado. Ela foi criada pelo estúdio suíço Sapetti e ficou conhecida como a “Chairless Chair” (cadeira sem cadeira).
O objeto é um exoesqueleto que acompanha a pessoa por onde ela for. Quando o usuário precisa sentar, o equipamento se torna uma cadeira.
Você deve estar se perguntando o porquê da fabricação dessa engenhoca. Bom, a Chairless Chair será utilizada em fábricas de grandes indústrias, principalmente automotiva, onde os colaboradores trabalham mais tempo em pé. A expectativa é que a postura dos trabalhadores dessas indústrias melhorem.
Ao “vestir” a cadeira, a pessoa pode andar e correr normalmente, mas basta apertar um botão para que ela trave na posição desejada pelo usuário.
A engenhoca é produzida em alumínio e fibra de carbono, materiais leves e resistentes, e sua bateria, recarregável, dura 24 horas.
A Chairless Chair levou dois anos para ser desenvolvida por colaboradores da Audi, Daimler, BMW e Renault e com a participação de engenheiros da Zuhke, empresa especializada em tecnologia de inovação. A previsão da Noonee é produzir cerca de 10 mil unidades da cadeira flexível por ano.