Estudos no mundo todo comprovam que aprender coisas novas é o melhor recurso pra manter a mente jovem. Expandir o conhecimento é tão importante quanto praticar atividade física. Quando a gente aprende, novas conexões entre os neurônios são criadas e ainda deixamos mais fortes os que já existem.
O melhor de tudo é que nunca é tarde para aprender coisas novas. Confira algumas dicas do que você pode começar a praticar para exercitar seu cérebro.
1- Aprender um novo idioma
Aprender uma nova língua é sempre desafiador. O esforço colocado nessa tarefa contribui para melhorar a memória e amplia a capacidade de realizar várias tarefas. Alguns estudos mostraram que idosos que aprendem uma segunda língua adiam sintomas de demências em mais de 5 anos, em relação aos que não dominam uma segunda língua.
2- Dançar ou tocar instrumentos
Para aprender a dançar ou tocar um instrumento é preciso ter muita concentração e coordenação. As atividades são ótimas para impulsionar o fluxo de sangue neurológico. As duas atividades contribuem ainda para saúde das articulações.
3-Jogos
Jogar xadrez, brincar de palavra cruzada, dominó, esportes coletivos, são hobbies que contribuem para socialização e melhoram a autoestima. Aprender um jogo novo é uma ótima estratégia para manter a mente sempre em exercício.
4- Cozinhar
Se você nunca foi bom de cozinha ou sabe apenas preparar o básico, que tal aprender novos pratos? Seguir o passo a passo da receita ajuda na concentração, reduz o estresse e melhora o desempenho do cérebro.
Uma coisa é certa, independente da atividade, aprender coisas novas é sempre bom. Identifique o que te deixa mais feliz e não perca tempo. No vídeo abaixo, o filósofo Francisco Bosco fala da vontade que ele tem de aprender tocar um instrumento ou jogar tênis de meta. E a sua meta, qual é?