Categorias

Blog: Você sabe o que é TIC e como as empresas de tecnologia o utilizam para melhorar sua vida?

Ao longo dos anos, pudemos acompanhar o desenvolvimento e evolução de uma série de tecnologias que transformaram a maneira como produzimos, compartilhamos e produzimos dados. Essas inovações fazem parte de um espectro chamado Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Hoje, contamos com uma série de facilidades e recursos digitais no que se refere a dados, comunicação, gestão da informação e vários outros campos que, num passado não muito recente, sequer existiam. Imagine quantas inovações surgiram nessa área nos últimos 10, 20 e 30 anos?

Aqui, cito desde o desenvolvimento de celulares e smartphones, passando pelo aprimoramento dos computadores pessoais até os gadgets que já são uma realidade sob o conceito da Internet das Coisas (IoT).

A TIC está presente em nossas vidas há décadas e é uma área com diversas tendências e inovações cada vez mais aceleradas, especialmente em um mundo pós-pandemia que entendeu a importância da conectividade para atividades básicas do ser humano e, também, para o desempenho de empresas.

Leia também: 5 lições sobre transformação digital que sua empresa deve aprender com a pandemia

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

A área de Tecnologia da Informação e Comunicação é um conjunto de recursos tecnológicos e digitais que transformam, a cada dia, a maneira como a humanidade se comunica, produz informação, faz gestão de dados e incrementa a sua conectividade.

É por meio desses recursos, que foram potencializados de forma paralela e conjunta à transformação digital, que tecnologias como Cloud, Big Data, análise de dados, gerenciamento de redes e muitas outras fazem parte da nossa vida cotidiana.

Essas inovações nos permitiram, por exemplo, trabalhar de forma remota durante o período de isolamento social ou mesmo pensar em inovações em grande escala, como quando falamos em smart cities.

Tendências em TIC

A IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado, indica que o mercado de TIC deve crescer 7% no Brasil em 2021. Em estudo que avalia tendências no setor em 110 países, a empresa mostra também que os investimentos serão focados em segurança, inteligência artificial, tecnologia cloud, gestão de softwares e experiência do cliente.

A empresa ainda traz 8 tendências no mercado brasileiro quando o assunto é TI e Telecomunicações:

1 – Edge Computing, que promete inovar a automação de processos para empresas e promover redução de custos e melhor gerenciamento de dados;
2 – Avanço da nuvem para evoluir operações e infraestrutura de TI;
3 – Inteligência artificial, especialmente em assistentes digitais e agentes automatizados de empresas;
4 – Soluções em segurança impulsionadas pela tecnologia cloud;
5 – Migração de plataformas de gestão para a nuvem;
6 – Inovações no mercado de impressão com o suporte em hardware, software e serviços;
7 – Crescimento do mercado de equipamentos para automação doméstica, também conhecido como Smart Home Devices;
8 – Retomada do uso de tablets e notebooks, principalmente devido ao home office.

Como a TIC contribui para a vida de pessoas e empresas

No âmbito pessoal, os recursos da TIC promovem mais praticidade, conforto, segurança e facilidade nas atividades diárias. Assistentes de voz, por exemplo, já estão em muitos lares do Brasil e são ferramentas importantes que já fazem parte da rotina não apenas com lembretes de compromissos, mas também auxiliando em uma série de aspectos domésticos.

Já temos as smart houses, que prometem a melhor gestão de energia de uma casa (controle de temperatura ou iluminação, por exemplo, de forma automatizada) ou eletrodomésticos que contribuem para reduzir o desperdício de alimentos. Tudo isso está se popularizando cada vez mais e promete facilitar ainda mais a vida de pessoas como eu e você.

No âmbito das organizações, a TIC também têm promovido diversos incrementos e aumentado as possibilidades de crescimento. Isso porque essas tecnologias:

  • Melhoram a gestão de processos;
  • Ajudam a reduzir desperdícios;
  • Aceleram processos;
  • Melhoram a gestão e uso de dados;
  • Trazem mais liberdade de atuação aos profissionais;
  • Aumentam a produtividade de equipes;
  • Permitem o uso de tecnologias que expandem a atuação de mercado;

O grupo Algar atua com tecnologias de informação e comunicação há décadas e, a cada ano, auxilia seus parceiros com o desenvolvimento de novos recursos que trazem mais inovação e melhora no desempenho comercial.

Inovações na área de gestão de infraestrutura de TIC, soluções digitais em serviços de TI como o Cloud Backup, o Omni Pro e o Smart Connect são apenas alguns exemplos de como a Algar atua para inovar e proporcionar as melhores inovações para seus parceiros quando o assunto é TIC.

Por mais que a TIC auxilie empresas em suas atividades, essas inovações devem estar alinhadas a uma estratégia consistente para que seu uso seja pragmático e, principalmente, gere resultados tangíveis. Leia o artigo de Zaima Milazzo, Presidente do Brain (ICT da Algar Telecom) sobre o assunto.

Por Augusto Salomon, diretor de negócios B2B da Algar Telecom.

Gostou?
Compartilhe!

Posts relacionados

AlgarCast #Ep47 Ética e Responsabilidade no uso da IA
Com Alessandro Chelini, da Verbio, e João Aquino, da Algar Tech CX
Por dentro de uma Venture Builder: como as fábricas de inovação potencializam startups.
Por Expedito Queiroz, Analista de Inovação na Algar Telecom Venture Builder.

Inscreva-se em
nossa Newsletter

Fique por dentro do nossos conteúdos!